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PROFISSIONAIS DA PREFEITURA DISCUTEM FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS DURANTE CURSO

Publicado em 11/06/2019 Editoria: Servidor Público sem comentários Comente! Imprimir


A Prefeitura Municipal de Campo Grande, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), promove por meio da Secretaria Municipal de Gestão, o curso “Fundamentos da Educação de Surdos”. O encontro, que teve início na última segunda-feira (10) se estenderá até dia 18 de junho no Plenarinho da Câmara Municipal de Campo Grande.

Encontro_surdos_3Promovido pela Escola de Governo de Campo Grande (Egov) e coordenado pela Gerência de Capacitação Profissional, o curso tem o objetivo de discutir os fundamentos filosóficos e históricos da educação de surdos e suas implicações na prática pedagógica.  O grupo de formadores conta com uma equipe de três professores da UFMS, sendo um  mestre e dois doutores com formação em Linguística e Educação e uma especialista e tradutora da Língua de Sinais (Libras) da prefeitura.

A discussão da educação de surdos tem sido cada vez maior na atualidade, no entanto, as dúvidas permanecem por não ser uma questão simples. Além de tratar do aprendizado de uma língua, o curso visa uma compreensão da real necessidade de acesso e aprendizagem do aluno surdo, bem como a precocidade que ele deve ter no contato com a língua de sinais.  A professora Dolores Alves Pereira de Britto que trabalha há mais de 20 anos na educação de surdos destaca que somente através dos fundamentos filosóficos e históricos é possível entender o papel da linguagem na construção do pensamento como instrumento que concretiza as interações sociais, políticas e culturais.

Encontro_surdos_2Diante da pluralidade do espaço escolar e da necessidade de intervenções diferenciadas, o professor e demais agentes educativos precisam se apropriar desses conhecimentos participar diretamente do processo ensino-aprendizagem dos alunos surdos. Para a professora surda bilíngue e Mestre em Linguística Shirley Vilhalva a identificação da língua de sinais, seus espaços, sua possibilidade de posições didáticas, os ganhos do bilinguismo, a afirmação da língua de sinais é que possibilitará o protagonismo da pessoa surda.

› FONTE: http://www.campogrande.ms.gov.br


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