COVID-19: SERVIÇO DE TELECONSULTA DA SESAU JÁ REALIZOU MAIS DE 2 MIL ATENDIMENTOS

Publicado em 08/05/2020 Editoria: Saúde

Em pouco mais de um mês o serviço de Teleconsulta lançado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) para orientar à população sobre casos suspeitos de Coronavírus (Covid-19) e outras Sindromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGS), já realizou mais de 2 mil atendimentos. Através do número (67) 2020-2170 o usuário pode tirar dúvidas sobre a doença e, se necessário, ser consultado por um médico.

O serviço desenvolvido com apoio técnico da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi lançado no dia 30 de março deste ano. Conforme levantamento do setor, até o dia 06 de maio foram registrados 2017 atendimentos.

Segundo o secretário municipal de Sáude, José Mauro Filho, o serviço tem se mostrado eficiciente tendo como propósito orientar à população e, consequentemente, minimizar a procura por atendimento nas unidades de saúde.

“A intenção é facilitar o acesso e otimizar a assistência prestada. Assim a gente evita que esse paciente que eventualmente esteja com algum sintoma gripal, como febre, dor de cabeça ou coriza, por exemplo, se desloque até as unidades de saúde, colocando a sua segurança e de outras pessoas em risco”, disse.

Como funciona ?

Ao ligar no número, o paciente ouvirá uma gravação explicativa sobre o coronavírus, principais sintomas e cuidados. A recepção será feita pelo videofonista que irá colher o histórico da pessoa, com base em um questionário pré-estabelecido, que será inserido no sistema. Posteriormente, o paciente será transferido para a equipe médica de teleatendimento.

Caso houver necessidade, o paciente será monitorado por telefone por uma equipe multidisciplinar a fim de acompanhar a evolução do caso.

Resolução publicada na edição desta sexta-feira (08) do Diario Oficial do Município (Diogrande) traz detalhes sore o processo de trabalho e fluxo de atendimento do serviço.

O serviço foi criado especialmente para atender a demanda causada pela pandemia do novo coronavírus, porém poderá ser expandido para o suporte de outras demandas posteriormente.

› FONTE: PMCG