CAMPO GRANDE CONQUISTA PRIMEIRO LUGAR EM RANKING NACIONAL POR SERVIÇOS DE CIDADES INTELIGENTES

Publicado em 26/11/2021 Editoria: Prefeitura

A oferta de serviços digitais pela Prefeitura Municipal garantiu a cidade de Campo Grande, o Prêmio de primeira colocada entre as capitais mais inteligentes do Brasil. O Prefeito Marquinhos Trad acompanhou o anúncio do Ranking dos Serviços de Cidades Inteligentes 2021, transmitido por meio de live no youtube, na tarde desta quinta-feira (25). A cidade ocupa também a segunda colocação no ranking geral.

A quantidade de serviços inteligentes cresceu em Campo Grande. Nos últimos anos, a cidade passou a oferecer, conforme mostram os indicadores, 24 dos 26 serviços pesquisados neste ranking.  Entre 2020 e 2021, a Prefeitura incluiu a oferta de novos serviços, que contribuíram para que a capital subisse no ranking.

O Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes avalia, entre os 100 maiores municípios brasileiros em população, aqueles que estão ofertando serviços considerados inteligentes ao cidadão, utilizando os meios digitais, como Internet e celular. O ranking permite que os municípios verifiquem a sua posição em relação aos demais e identifiquem os pontos que requerem aprimoramentos, de modo a tornar suas cidades mais inteligentes.

“Construir uma cidade inteligente depende de uma série de fatores tais como, a confiança do gestor municipal na equipe, o alinhamento dos projetos e investimentos, comprometimento e competência técnica dos servidores, além do mais importante que é sempre ouvir a população”, disse o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad.

Matrícula On-line acabou com as filas e facilitou todo o processo

Matrícula On-line acabou com as filas e facilitou todo o processo

Na infraestrutura, a Capital de Mato Grosso do Sul possui 73.181 lâmpadas de LED, instaladas e habilitadas à função de telegestão. Apenas nos dois últimos anos foram mais de 40 mil instaladas. Investimentos em segurança garantiram 64 câmeras de monitoramento na cidade.

Campo Grande se destacou ainda pelos serviços inteligentes prestados à população no quesito mobilidade urbana com o aplicativo Todos no Ônibus,

Conecta Campo Grande levou pontos de wi-fi para vários locais da cidade

Conecta Campo Grande levou pontos de wi-fi para vários locais da cidade

que facilita através da tecnologia com acessibilidade a utilização do transporte público para cadeirantes e pessoas de baixa ou nenhuma visão.

A emissão de licenças, certidões, boletos de tributos e outros documentos através do Portal de Certidões e do sistema do Alvará Imediato também foram considerados para elevar a nota da capital, assim como também foi considerada a facilidade na emissão das guias do IPTU, com mais de 600 mil acessos só na página criada com esse objetivo.

Na Educação, o sistema de matrícula online ganhou notoriedade na premiação nacional, bem como a gestão publica oferece acesso remoto às tarefas e conteúdos educacionais na Rede Municipal de Ensino.

A possibilidade de a população solicitar serviços públicos de zeladoria pelo telefone, pela internet ou através de aplicativo elevou a avaliação da capital ao nível máximo.

Campo Grande se destaca também pela nota máxima em transparência segundo avaliação recente na Escala Brasil Transparente, da CGU. Através dos portais da transparência e transparência Covid-19, a população pode acompanhar as principais informações de interesse público de acordo com o previsto na Lei de Acesso à Informação.

Diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Cardoso

Diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Cardoso

Para o diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), Paulo Cardoso, ser inteligente é ser transparente. “Aliás, essa é mais uma das características inequívocas dos gestores que se preocupam com a integridade, redução de gastos e a transparência de todos os setores da gestão”.

Outro projeto que veio facilitar a vida das pessoas é o “Monitora Saúde”, sistema que oferece aos gestores o completo controle de todos os processos da vacinação contra a Covid-19, desde o gerenciamento do estoque de vacinas até a programação da segunda dose. Ferramenta que, inclusive, já está sendo usada em diversos outros municípios, pois a Prefeitura de Campo Grande firmou um termo de doação do sistema com o Governo Federal.

Assim como o aplicativo Conecta Campo Grande, onde o cidadão tem acesso a mais de 40 serviços digitais na palma da mão, facilitando ainda mais a interação com o munícipe.

Campo Grande ficou atrás apenas de Uberlândia (MG) no Ranking Geral de Serviços de Cidades Inteligentes. A Conexis Brasil Digital é a entidade que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, principal plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A edição 2021 do Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes contou também com a parceria da Abrintel, a Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações e Teleco, Inteligência em Telecomunicações.

› FONTE: PMCG